Thursday, February 09, 2006

Compras

Ainda não consegui fazer muita coisa por aqui, não recebi meu salário integralmente, e também ainda tem o problema do idioma.

Mas consegui comprar o que tenho precisado. Algumas coisas tenho pedido para pessoas que estão próximas a mim para que possam me ajudar - é.. estou aprendendo a pedir ajuda.

Estou fazendo novas amizades apesar de muitas pessoas me alertarem para tomar cuidado e não confiar demais. Mas tem sido uma boa experiência conhecer novas pessoas.

Ainda sinto falta do pessoal que ficou no Brasil, mas acho que faz parte.

No fim de semana fui na estação de Sakae com uma colega de trabalho. Fomos fazer compras, estavam em promoções, consegui comprar um sapato novo, uma blusa, tudo em promoção. Os produtos aqui em geral tem boa qualidade em comparação com as promoções que vemos no Brasil. Apesar do produto custar as vezes 20% o valor que custaria, não deixa de perder a qualidade. Claro que tem de tudo também, tem produtos ruins.

Domingo, fui jantar num restaurante onde só servem Tofu. Nunca tinha visto um restaurante assim no Brasil, é gostoso, não é o melhor que já comi aqui, mas é bem saudável. O restaurante servia tofu de várias formas, vc comia ele com shoyu e também cozido numa panela, como se fosse uma sopa. Colocam outros ingredientes além do shoyu como sake e nabo ralado. Fica um pouco mais temperado mas ainda é bem light.

Estou me acostumando com as coisas por aqui. Já acostumei com a rotina. No sábado também fui pegar uma bicicleta que me deram de presente. A bicicleta estava praticamente nova, agora ficou mais rápido de ir para o curso de Japonês - acho que esqueci de mensionar, mas comecei neste mês o curso numa Unidade do Kumon próxima a estação de Nagoya. A professora só fala em japonês, o material é em português.

Isso tem ocupado boa parte das minhas noites, além de assistir dvds que um amigo do Eduardo me emprestou, é de anime - desenho animado japonês, é divertido, mas gostaria de poder sair mais. Coisa que está meio difícil por que não conheço muito por aqui, mas aos poucos vou me adaptando.

Finalmente, consegui comprar uns incensos e velas, coisa que estava meio difícil de encontrar por que não vi muitas lojas esotéricas por aqui. Apesar da proximidade da Índia e também dos japoneses gostarem muito de misticismo não vi tantas lojas qto tinha no Brasil, mas talvez tenha, é que ainda não sei onde procurar.