Thursday, March 23, 2006

Aparências

Antes de vir para o Japão, numa das aulas de japonês que fazia no Brasil, comentaram que aqui o importante é você se apresentar bem, bem vestido, enfim, usar uma máscara que encobrisse todos seus podres. Tinha entendido isso, mas não compreendido totalmente. Chegando aqui, percebi o que isso significava.

No Brasil, apesar dos pesares, temos ainda muita liberdade de expressão, podemos nos vestir como quiser que as pessoas não vão nos julgar por isso, pelo menos no geral, claro que há excessões.

Aqui no Japão já é diferente, você precisa estar apresentável não importa quanto podre você tenha a esconder. O resultado disso é muita ironia, muitas pessoas falsas. Você não pode confiar mais no que vê afinal, não dá para saber se aquilo que a pessoa aparenta é aquilo que ela é. O problema é que as vezes as pessoas esquecem desse detalhe e acabam levando tudo ao pé da letra. Acham que só por que a pessoa aparenta tal coisa, é por que ela é.

Ainda estou para ver algumas máscaras caindo por aqui. Tenho tentado seguir as regras aqui, mas já estou ficando esperta com esse tipo de atitude aqui. Infelizmente este é um dos lados mais podres do Japão. Muita pressão, muitas exigências, e você precisa estar sempre bem, pelo menos aparentemente.

Tudo que é podre é varrido para dentro do tapete, e as pessoas vivem assim aqui. Não acho isso nada saudável, afinal, quando se é muito bom, o seu lado negativo também é muito ruim. E quando explode, ninguém segura. O ideal seria tentar equilibrar isso, mas como? Acho que é algo que a gente aprende aos poucos até o fim das nossas vidas...

5 comments:

Anonymous said...

Olá tudo bom com vc? Espero que ainda se lembre de mim, e antes que eu possa dar o meu comentário, eu gostaria de te dizer que eu sinto muito sobre a minha ausência; te escrevo em seu e-mail te contando mais sobre isto.
Li a tua mensagem, e confesso que fiquei impressionado com o que vc disse sobre as "aparências". É uma contradição muito grande, por que nós aqui do Brasil como vc sabe, nós vemmos os Japoneses (sem generalizar) como um povo... Digamos de tradições que exprime muita honestidade, honra, e boa conduta e índole no geral, me faz refletir sobre uma ironia... A de que Brasileiros não são bem vistos por ai... Definitivamente, ainda eu adoro, e respeito muito o povo do Japão e sua cultura. Mas devo confessar que é desencoragedor, saber que existem a córgia de gente ordinária e falsa até ai...
Um super beijo pra vc. E sucesso!

Daniel Cevidanes

Anonymous said...

Oi Celina! Força. Concentre-se nas suas metas, faça o seu melhor e não se deixe abalar com estas posturas das pessoas.
Outro dia comentei na academia que vc estava trabalhando aí e todos acharam bacana. Sei que não deve ser fácil, fiquei recentemente uns 15 dias fora do Brasil(Porto Rico) e já senti algfumas dificuldades, imagino vc aí, com um idioma tão diverso do nosso e há bastante tempo.
Força.
Um abraço,
Nancy ( do KF)

Anonymous said...

vc nao sabe o q escreve

Anonymous said...

a dona desse blog combina perfeitamente com esse post

Anonymous said...

olá Celinaaaaaaaaaaaa.
Cê tá muito longe menina, vai congelar ai hein!!!
Olha, fiquei contente de falar contigo hoje e ver que tem estado bem e aprendendo a convivência num outro país... aproveite bastante, isso é uma lição de vida que só vc pode aproveitar por si.
Não sei pode ser impressão minha mas sito vc ainda muito séria, estou errado??
Não se incomôde pelos outros... siga sua vida.
Outra coisa... vc tá longe de mais pow, eu ia te mandar um convite de casamento kkkkkkkkk, agora já era!
Vc vai perder o churrasquinho da hora q vou preparar, kkkk :)
Estou pra comprar minha casa nas proximas semanas e em seguida me casar; esta é a única novidade que tenho pra compartilhar contigo, estou ancioso, kkkk ñ vejo a hr.
Estamos planejando filhos até final do ano que vem.
Imagine só, 11 anos de namoro só agora casar :( essa vida é dureza hein!

Bom, continuo desejando muito sucesso pra ti além de saúde e muito amor... Deus te abençoe e a todos seus amigos por ai. Muitos bjssssssssssssss.