Saturday, April 07, 2007

Mudanças

Já faz mais de um ano que não publico nada no blog. Resolvi retomar. Acho que agora estou começando a me adaptar com as coisas aqui no Japão. E finalmente consegui organizar melhor meu horário.

Isto abre algum espaço para poder postar mais coisas aqui. Espero que dê para eu continuar postando. Ainda não sei se tem alguém que lê. Mas enfim.

Último ano
Bom, vou tentar resumir o que aconteceu no último ano. Acabei mudando de casa para um apartamento maior. Conheci meu namorado em meados de maio e começamos a namorar em junho. Em setembro mudamos para um apartamento maior e começamos a dividir as despesas. Em janeiro comecei um emprego novo: Inphonix, uma empresa japonesa que vende celulares para brasileiros que vivem no Japão.

Quem me conhece sabe que eu não costumo ficar muito tempo na mesma empresa. Apesar de eu ter consciência que isso é um ponto negativo no meu currículo, acabo mudando por que acabam aparecendo novas oportunidades (nem sempre por que procuro). Por isso, acabei aprendendo a não criar grandes dívidas (pagamento a prazo), por que nunca se sabe como será o dia de amanhã. E isso também ajuda na hora de mudar, acabo tendo mais flexibilidade para poder fazer as coisas. O lado ruim é que nunca se consegue finalizar todos os projetos dentro de uma empresa. Mas isso não é uma coisa exclusiva para mim, acontece com todo mundo.

Voltando ao resumo, comecei a dar aulas também numa escola de informática para brasileiros aqui no Japão. Para quem não sabe, tem 310 mil brasileiros vivendo no Japão atualmente, sendo que uns 70% dessa população vem do estado de São Paulo.
Por isso, existem muitas empresas aqui voltado para este público. Diferentemente da população no Brasil, aqui não existe tanta diferença social, mas existe ainda a diferença de nível educacional.

Ensinando Flash
Comecei com um curso de Flash Avançado, cujo curso finalizou no mês passado. E devo começar este mês, um curso de Dreamweaver. Apesar do tema ser Dreamweaver, planejo ensinar um pouco sobre W3C, padrões web, CSS, tableless e alguma coisa dentro de design. Como é muita coisa e pouco tempo para expor tudo, talvez muita coisa fique para uma segunda fase do curso.

É muito difícil pensar em cursos voltados para a área aqui no Japão. A maior parte das pessoas interessadas nos cursos, buscam cursos rápidos, pois querem voltar logo para o Brasil e já aplicar o que aprenderam (ganhar dinheiro). Mas quem está na área sabe que não é tão rápido aprender assim e a quantidade de informação que precisa se assimilar para trabalhar com isso.

Realidade do ensino Japão
Muitas pessoas acabam vindo para o Japão em busca de um futuro melhor. Acabam vindo para juntar dinheiro, afinal como nunca tiveram muito, acabam achando que dinheiro resolve tudo. Ensinar para esse público é um grande desafio. Já que muitos nem tiveram acesso ao 2o. grau.

Aqui para se ganhar dinheiro não é necessário ter faculdade. Ou mesmo um ensino de 2o. grau. Já que tem trabalho de sobra para trabalhar em fábrica. Mas é um trabalho mais braçal, quase não se usa o cérebro. E paga-se bem, às vezes, melhor até que trabalhar em escritório. Por isso muita gente acaba optando por trabalhar em fábrica. Incluindo aí os japoneses, não só os estrangeiros. Isso é um problema crescente aqui, já que muita gente abre mão do estudo. Tem muita faculdades e escolas fechando por aqui.

O ensino aqui no Japão é obrigatório o equivalente ao 1o. grau no Brasil. Depois disso depende do aluno se ele quiser continuar ou não. Como no Brasil, somente uma minoria tem acesso à faculdade, pois é muito caro e difícil. Exige muito conhecimento de kanjis, o que é difícil até para os japoneses. E como para ganhar dinheiro não precisa de faculdade, então para que se matar pra fazer uma né... (devem pensar assim).

Aqui não existe classes sociais tão claras como no Brasil. Digamos que aqui todo mundo classe média alta, tem dinheiro para comprar o que quer, viajar bastante. Mas pelo que eu percebi, tem japoneses que nunca saíram de sua própria cidade. Como é um país sem inflação, há muitos anos não tem, a compra à vista ou à prazo tem pouca diferença de preço (abro um parenteses aqui, apesar de falarem que não tem inflação, a moeda está bem desvalorizada, o que mostra que a economia do país não é tão estável assim).

Então, existem muitos problemas como qualquer outro lugar. O que faz eu sentir mais falta do Brasil. Afinal, não vim para cá para juntar dinheiro como a maioria dos brasileiros que estão aqui.

2 comments:

Anonymous said...

pelo que pude perceber no seu post vc ensina flash avançado.
entrarei em um curso de formação flash designer.
se não for incômodo, gostaria que vc desse uma olhada na programação do curso e me dissesse se é bom mesmo.

Flash 8: Rich Content
http://www.infnet.com.br/curso/curso.asp?idcurso=4&idParceira=5
Flash 8: ActionScript
http://www.infnet.com.br/curso/curso.asp?idcurso=150&idParceira=5
Flash 8: Advanced Design
http://www.infnet.com.br/curso/curso.asp?idcurso=151&idParceira=5
Criação de Banners com Flash
http://www.infnet.com.br/curso/curso.asp?idcurso=128&idParceira=24

muito obrigado

cezinha said...

Alexandre,

Manda me mande um email cezinha@cezinha.com.br, assim posso esclarecer suas dúvidas.