Adoro conversar, me comunicar. Apesar de fazer algum tempo que não escrevo no blog. Minha mente voa, penso em muitas coisas ao mesmo tempo, tenho muitas idéias. E infelizmente, ultimamente não tenho postado quase nada em lugar algum.
Posso dizer que agora sim comecei a me adaptar com a vida no Japão. Quando chegamos num lugar novo, parece que tudo é novo e pelo menos eu ficava sempre esperando por algo novo. Acho que agora já dá pra dizer que vi o que tinha que ver de novo e as coisas que irão aparecer, serão novas sim, mas não muito diferentes do que vi. Isso deve fazer parte da adaptação quando a gente sai de um país para viver em outro totalmente diferente. Como só fiz isso uma vez até agora, só me dei conta disso aqui. Talvez isso esteja relacionado com a questão de mudar / transformar / morrer para renascer. Quer dizer, desde que cheguei aqui, mudei muito minha visão de mundo, tanto que ainda está em formulação. Não sei bem o que e onde quero chegar, mas espero que possa crescer e aprender muito ainda.
Tenho ouvido falar de muitas pessoas que conheço pessoalmente indo para o exterior. Acho que é uma experiência totalmente válida e quando mais você puder vivenciar isso, melhor para seu crescimento como pessoa.
Aprendi, ou melhor, vivenciei muitas coisas que achava que já sabia. Tais como o significado da palavra humildade, ou ainda, quando os professores da faculdade diziam que "somos a elite da sociedade, uma pequena parcela que consegue terminar a faculdade". Também aprendi mais sobre mim mesma, meus limites e o que preciso ainda trabalhar. Aprendi o que é ser brasileira, os defeitos e qualidades de um brasileiro. O que é ter uma cultura e fazer parte de uma nação.
Como designer, aprendi a valorizar ainda mais o design brasileiro e acredito hoje consigo enxergar a diferença entre o design gráfico brasileiro e os de outros países, talvez com mais ênfase na distinção entre o design japonês e o brasileiro.
Ainda estou aprendendo e reavaliando muitas coisas, como sempre fiz. Fico feliz em saber que tenho muito a aprender e ainda posso ensinar alguma coisa.
Bom, acho que era isso, só pra começar.. vou ver se consigo expressar mais sobre as coisas que tenho pensado / observado / absorvido. E ainda espero que alguém possa ler e talvez comentar a respeito ou mesmo até discutir alguma coisa sobre o que escrevo no blog.
No comments:
Post a Comment