Sunday, April 27, 2008

Centenário e Kobe

Ontem fui à Kobe em Hyogo-ken. É uma cidade pequena se comparada à Nagoya ou Osaka mas não chega ser uma cidade tão pequena. Parece ser um ótimo lugar para se viver, já tem algumas facilidades de cidade grande como metrô. Se bem que aqui no Japão isso é bem mais comum do que parece. Pode-se andar todo o Japão só através de trem.


De qualquer forma, fui para lá de trem, mudei diversas vezes de linhas. Saindo daqui de Nagoya, pegamos um "shinkansen" (trem bala) para Shin-Osaka. É uma estação que fica na cidade de Osaka. De lá, fizemos um "norikae" (baldeação) para estação Osaka, e em seguida para linha Kobe. Tinha pesquisado na internet como ir através do site hyperdia (em inglês), que permite verificar horários e preços, definindo a estação de origem e destino.


Depois de 2 horas e meia mais ou menos, cheguei em Kobe. De lá já fui procurar a Port Tower, uma torre que disseram ficar próxima a estação. Antes de ir, já tinha pesquisado a respeito, para achar alguns locais turísticos para visitar (às vezes, sou precavida até demais). Existe um site ótimo em inglês para isso: Japan National Tourist Organization. Tirei muitas fotos que estarão disponíveis no meu Flickr (em breve!).


Terremoto

Em 1995, Kobe sofreu um terremoto chamado Hansshin-Awaji (que durou 20 segundos, de magnitude de 7.3 na escala de Ritcher - uma escala logarítmica de 0 a 10) que praticamente acabou com o centro da cidade e o porto. Morreram em torno de 4600 pessoas e 240 000 pessoas ficaram sem casa.
Fonte: Wikipedia


A cidade foi toda reconstruída desde o terremoto. Três dias após o terremoto, começaram a construção temporária de moradias, e 3 anos depois, 200.000 casas já haviam sido construídas. A restauração da infraestrutura (porto, estradas e ferrovias) foi feita em 2 anos. Para saber mais: Recuperação após desastre - O Grande Terremoto de Hanshin-Awaji.


Centenário da Imigração

Bom, desde o ano passado, toda a mídia brasileira no Japão vem falando da festa do Centenário da Imigração - aqui no Japão Emigração. E também tenho acompanhado isso na mídia no Brasil. Depois cito os sites que vi por aí..


A minha finalidade de visitar Kobe, além de conhecer a cidade turisticamente, foi para visitar um evento que estava acontecendo na sede da CBK - Comunidade Brasileira de Kansai. A sede fica no antigo prédio da Emigração Japonesa em Kobe. É um prédio que foi construído para hospedar os japoneses antes de irem para o Brasil e outros países.


Vi as fotos dos emigrantes antes de embarcarem e também fotos de depois que chegaram no Brasil. Acho que para pessoas da minha geração (terceira - sansei) é um pouco distante ter uma noção da dura realidade que nossos avós viveram.

A viagem do Japão ao Brasil, levava 45 52 dias em alto-mar. Passando pela Indonésia e África. O primeiro navio a chegar ao porto de Santos em 1908 chamava-se Kasato Maru. Para saber mais: Imigração Japonesa no Brasil. Além deste navio, tiveram muitos outros que levaram os japoneses ao Brasil. Até 1941, cerca de 188 mil japoneses emigraram para o Brasil. Mesmo após a segunda guerra, a emigração continuou, chegando a 50 mil pessoas.


Para entender melhor as razões que motivaram a ida dos japoneses ao Brasil:


O evento se encerra hoje em Kobe. Mas continua em outros lugares no Japão e Brasil.


Sites e revistas falando sobre o Centenário:

No comments: