Wednesday, December 21, 2005

Cansada..

Bom é isso por enquanto. Finalmente consegui publicar as fotos que tenho tirado e que o Edu tirou. Comecei a trabalhar segunda feira, e tenho ido todo dia trabalhar a pé. Levo uns 20 min. pra chegar no trabalho, que fica a uns 700 m da casa do Edu. Minha casa fica uns 400 m mais pra frente ainda, mas é mais perto do trabalho. De bicicleta deve levar menos tempo mas ainda nao tenho a minha bicicleta.

Estive vendo hoje o blog do Caco e ele fala do orgulho brasileiro. Aqui não dá para se orgulhar muito de ser brasileiro pq os japoneses daqui não veêm ainda com bons olhos os estrangeiros, quanto mais os brasileiros. Já teve muito brasileiro fazendo besteira por aqui, fora que a grande maioria dos brasileiros que vêm para o país só quer saber de ganhar dinheiro e ir embora, muitos não se preocupam com o futuro daqui, nem em melhorar sua situação buscando crescimento profissional ou amadurecimento de vida. A maioria vem para cá com uma cabeça tão fechada que não consegue enxergar a frente, e muitos que vêm, acabam voltando para trabalhar em fábricas por aqui por que não tem o que fazer no Brasil, já estão velhos demais para começar uma nova profissão. E não se dão ao trabalho nem de aprender a falar o idioma, quanto mais ler o que está escrito.

Devo dizer que a escrita é um problema a parte, como ja mencionei antes. Eu mesma fico muito perdida com a quantidade de letras (kanjis) que se vê ao andar pela cidade. Seja as propagandas, outdoors ou mesmo as placas de sinalização. A namorada do Edu comentou que até eles que são daqui têm dificuldade de lembrar de todos os ideogramas.

Hoje aproveitei que nao fui trabalhar de manhã pq precisava ver um problema que deu no cartão que tenho do banco e passei no Centro Internacional de Nagoya para ver os cursos que eles têm de japonês, tem muitos cursos e alguns são intensivos onde vc passa quase o dia todo estudando japonês. Ainda vou decidir com calma qual vou fazer.

No comments: