Monday, December 19, 2005

Idiomas

Ainda estou apanhando com o idioma japonês, mas acho que já comecei a entender melhor, tenho trocado algumas frases simples com a namorada do Edu, comentei com ela que sabia ler um pouco e ela ficou surpresa, pois o Edu (que mora aqui faz 10 anos) não sabe ler nada. O Edu conhece muitos estrangeiros por aqui, anteontem troquei algumas frases em inglês com um canadense e ontem acabei falando um pouco com uma argentina, mas acabei sentindo mais dificuldade em entender espanhol do que inglês, talvez por que ela falava muito rápido. Devo aprimorar o inglês por aqui, além do japonês por que só vou conseguir assistir filmes e programas de tv em inglês por um bom tempo até conseguir aprender os kanjis mais básicos do dia-a-dia deles.

Uma observação em relação ao idioma:
O idioma japonês é bem difícil, pois para nós que estamos acostumados a conhecer o alfabeto básico, além da fala, existe praticamente outro idioma dentro dele que é a escrita. A escrita é separada em 3 tipos de alfabetos: o hiragana, uma escrita mais simples e a primeira a ser aprendida, usada no dia-a-dia junto com kanji; o katakana, uma escrita criada para escrever palavras de origem diferente da japonesa e também para enfatizar; e finalmente, o kanji, escrita formada por uma série de cerca de mais de 5000 caracteres, sendo que pelo menos 3000 são usados diariamente. Este alfabeto veio do chinês, por isso tem pelo menos 2 formas de leitura, uma japonesa e outra chinesa, mas algumas letras chegam a ter até 6 formas. O interessante do kanji é que através do desenho dele, você consegue entender um pouco o que está sendo dito, mesmo que você não saiba como se lê. Este alfabeto que é o mais famoso e é o que as pessoas adoram fazer tatuagens e comprar símbolos.

Se quiser saber mais sobre kanji veja este site: kanji site

1 comment:

Anonymous said...

Muito informativo, e bem escrito... As vezes dá, até, pra sentir que está lá, do lado dela, olhando pra neve, brincando com as coisas, se maravilhando, com um mundo novo, e dentro de uma conversa com amigos... E vem ainda com um link para um site super bacana para aqueles que gostam, procuram entender mais, ou querem aprender um pouco sobre a lingua escrita japonesa. Definitivamente, foi e sempre será, um prazer ler este blog. - Daniel Cevidanes