Tuesday, December 27, 2005

Trabalho

Já estou trabalhando, comecei no dia 19, na segunda-feira. Faz 1 semana e meia que comecei. Estou trabalhando como web designer numa empresa criada por brasileiros, chamada eBrazil, voltado ao mercado formado por empresas brasileiras aqui. São ex-dekasseguis que acabaram formando empresas destinadas aos dekasseguis. A maior parte do público não tem formação completa, sendo que a maioria deve ter apenas até o 2º grau completo. Isso dificulta um pouco por que acabo vendo muitos erros básicos de português, fora que tudo que for produzido, tem que ser muito simples de entender.

Não encontrei muitos profissionais web, tanto em design qto em programação. E provavelmente por eu conhecer de tudo um pouco, vou acabar fazendo as duas coisas por aqui, apesar de querer focar em design e ter formação nisso.

Percebi que existe uma diferença bem grande em relação ao mercado brasileiro e japonês. Aqui existe muita tecnologia, os computadores são mais acessíveis, além de ter conexão de alta velocidade mais em conta. Diferente do Brasil, onde nós profissionais acabamos limitados por causa da banda ou ainda por causa da acessibilidade (poucas pessoas tem computadores ou sabem usar), aqui o problema que eu sinto é usabilidade e design. Existem muitos sites japoneses, que mesmo apesar do idioma tenho conseguido acessar, mas parece que a gente acaba se perdendo por causa do excesso de informações. Não existe uma hierarquia na informação, e parece que tudo por aqui é assim meio bagunçado (talvez seja da cultura).

Existe uma mídia que está crescendo muito e que acho que vai demorar para aparecer no Brasil: o acesso via celular. Diferente da tecnologia que temos no Brasil, aqui o acesso a web por celular é uma coisa muito comum. Tem até uma tecnologia diferente, onde com um celular, vc pode scanear (ou melhor, bater foto) de um selo que funciona semelhante a um código de barras. Coloquei um exemplo do selo ao lado desse parágrafo. É o selo que peguei no site do yahoo japonês e provavelmente qdo vc tira a foto, já acessa o site do yahoo no celular. Ainda não sei se o protocolo usado no celular é wap ou se http mesmo.

3 comments:

Anonymous said...

Oi Cê!
Lembra de mim? hmmm o Shinji, do ICQ, Murilo, não me lembro como me conhecia, www.shindesign.net.
Nossa agora está no japão, que loucura espero que tudo de bom aconteça pra você!
Boa sorte!
[]'s
Shinji
Microsoft Student Ambassador

Anonymous said...

O celular usa HTTP mesmo. Esse, aliás, foi um dos principais 'diferenciais' da tecnologia iMode em relação ao WAP: enquanto a europa estava preocupada em criar novos padrões (incompatíveis com o resto do mundo), o mercado japonês foi e usou http direto e pronto.

Outro ponto crucial pra popularidade do celular no japão é a cobrança, que é feita por pacote e não por tempo. Assim, você só paga a quantidade de bytes que transmite, não o tempo que utiliza. Faz sentido.

Lógico, tecnologicamente os celulares docomo e derivados também são muito superiores, já rodam java há anos, e isso também contribuiu. Mas no caso do imode, http e cobrança por pacote foram cruciais.

Guilherme said...

Cezinha,
Muito legal saber que conseguiste um trabalho aí na tua area mesmo. Muito mesmo.
Espero que continue dando tudo certo !!

Beijao !