Friday, December 30, 2005

Saindo de Nagoya

Vim passar o ano novo em Nagano com o primo da minha mae, Tiyoshi. Ele esteve no Brasil em outubro deste ano, e ja tinha falado com ele sobre minha vinda para o Japao. Ele ja esta aqui faz uns 15 anos e ja esta mais acostumado com as coisas por aqui do que eu. Soh com o frio que nao da pra acostumar.

Ate que hoje nao estava tao frio por aqui, nao chegou a nevar. Fui visitar o castelo de Matsumoto, um dos poucos originais que restaram por aqui. Os de Tokyo e Nagoya foram reformados completamente. E o de Kyoto ainda eh original tambem, pq os EUA, durante a guerra, nao chegaram a bombardear a cidade. Ja Nagoya e Tokyo por serem cidades grandes e terem industrias grandes, foram uma das primeiras a serem bombardeadas, inclusive por isso a cidade de Nagoya foi toda reconstruida. Hoje eh uma cidade bem plana, sem morros e montanhas.

Amanha devo ver a cidade onde o Tiyoshi mora, afinal qdo cheguei fiquei passeando em Matsumoto, uma outra cidade proximo daqui. A cidade onde ele mora eh pequena mas tem mta estrutura. Depois posto umas fotos, estou meio cansada e com preguica de fazer isso agora.

6 comments:

Anonymous said...

Primeiramente peço desculpas pela minha ausência, não é de meu feitio, tive tendo alguns contratempos, mas vamos ao que interessa.
Vamos progredir, partindo das coisas práticas. O acervo de fotos, é uma ilustração perfeita do que predominamos de primeiro mundo, estas maquinas de conveniências ou “Vending Machines”, como são chamadas, são uma mão na roda, quando se trata de uma solução rápida em questão de um lanche pequeno, pois a variedade dentro desta maquinas pode ser muito variada... São perfeitas para eliminar todas aquelas moedas indesejáveis que vc sempre carrega no bolso. O exemplo do café (quentinho) é apenas uma amostra, existem até mesmo miniaturas para lavanderia. Existem delas também nos EUA, e devo admitir, elas são um show aparte. :)

Anonymous said...

Mensagem acima foi escrita por Daniel Cevidanes

Anonymous said...

A beleza deste país milenar é mesmo cativante e sedutora. Pelas belas imagens, pode-se notar como é importante a valorização da cultura, nos mínimos detalhes, e mais importante ainda, como que o povo japonês se orgulha de sua tradição. E vc alem de tudo, demonstra ter uma certa intimidade com a sua câmera, tirou ótimas fotos, parabéns.

Anonymous said...

“Meu apto...”.

Todo mundo sabe que o Japão é um país com seu espaço geográfico limitado; não é de se espantar que, os espaços de moradia sejam aproveitados verticalmente, como vc não pode ir tão alto, seria mesmo normal que as moradias fossem mesmo apertadas, (com o espaço essencial). E tem gente que tem espaço de sobre e ainda reclama da vida... Ê gente da minha terra que tem muito que aprender.

Anonymous said...

Sinto-me como se eu fosse vitima de alguma injustiça. Quero reivindicar meus direitos, mas eu não sei onde recorrer. Acontece que estes nosso amigos conterrâneos, estas poucas laranjas podres, impede que pessoas de bem, pessoas com intenções idôneas e conservadoras, ampliem seus horizontes, em outras culturas, normalmente, hoje em dia, quando chego em algum lugar, vejo e ouço falar a mesma, coisa, isto sem contar a desconfiança, e os olhares de canto de olho. Nos EUA, Brasileiro já fez tanta bobagem, que já não são mais aceitos em alguns lugares, a discriminação é explicita. Estas poucas moscas mortas estão denegrindo a nossa imagem, e nos colocando uma mascara que não pertencem em nós: De meliantes, falsário, trambiqueiros e metidos a espertos. Não sou assim, pois minha formação com certeza me criou diferente disto. Sou o que as pessoas esperam que eu seja, e já que os demais estão sempre de plantão pra queimar o meu filme, mesmo não me conhecendo, depende então de mim, a fazer o melhor de mim, para não desapontar mais gente, que eu tanto gostaria de ter o respeito deles, de ser reconhecido pelo menos como uma pessoa de bem... Enfim, gostaria que fosse diferente. Que pena que tem que ser assim, se ao menos as pessoas dessem mais valor a diversidade cultural, e literalmente aprendessem com ela... Como o mundo seria bem melhor.

Anonymous said...

Vou tentar encurtar um pouco mais, compactando os restantes de assuntos que eu havia de ter de comentar sobre eles...
Percebo que alguém que tenha grana no Japão seria uma pessoa materialmente feliz, pois a aquisição de bens materiais lá com certeza é mais fácil conquistar do que aqui no Brasil. Por favor, pessoas, entendam, eu sei que não estamos falando de prioridades de vida, sei que nem tudo na vida se resume com alguns dólares ou conforto de sobra... Sei que a vida é muito mais do que isto, dinheiro não é tudo, e me o próprio conforto. Mas bem que seria legal estar lá quando o novo PlayStation sair. ;)
Eu me orgulho que tenha pessoas do outro lado do mundo, tentando fazer de um lugar distante, a casa destas pessoas que estão tão longe de casa. É bom saber que minha amiga, que nem mesmo sei se algum dia vou conhecer pessoalmente, já está trabalhando, e tem apoio de pessoas de bem, pessoas estas que foram designadas no mundo para ajudar apenas. Eu reverencio vcs.
E pra terminar, eu desejo todos vcs que estão lendo aqui, um feliz e muito prospero ano novo. Que tudo neste ano seja realizado, e que venha para o melhor para todos nós. Que o universo conspire a favor da humanidade que está sempre apostos para fazer o bem.

Daniel Cevidnaes