Monday, December 19, 2005

Frio...

O frio não tem me incomodado tanto, talvez por que não estou saindo tanto de casa também.. Estou ficando mais dentro de casa que chega a fazer mais de 25ºC. Porém, lá fora está fazendo mais frio até para os padrões de Nagoya. Ontem nevou o dia todo e provavelmente hoje deve nevar também. O que não é comum por aqui, já que neva 1 ou 2 vezes por ano, em Jan/Fev. Faz uns -3ºC lá fora.

Vi e brinquei pela primeira vez com a neve. A sensação é bem diferente, a neve é fofa e leve, não é bem como areia, também não parece com gelo, mas é tão gelada quanto. Vou separar umas fotos e depois publico aqui.

Estou gostando daqui, as pessoas parecem ter interesse em conversar comigo, pelo menos com os amigos do Eduardo (o amigo que ofereceu a casa para eu ficar uns dias) tem sido assim.

A Internet aqui parece não ter tanta força quanto no Brasil, ainda tem poucos profissionais que realmente conhecem Flash, o que traz uma situação totalmente oposta ao Brasil: enquanto lá o problema é de velocidade, aqui temos links muito rápidos, mas não tem profissionais tão bons na área. Mas deve existir algumas exceções. Pelo que tenho visto, muita coisa acontece em Tokyo, e talvez lá tenha alguns profissionais bons. O e-commerce por aqui tem muita chance de fazer sucesso, afinal vc faz a compra e pode receber até no mesmo dia, chegando a dar algumas horas de diferença.

A comida não tem sido problema, apesar de estar comendo mais em casa, tudo que tem sido oferecido estou gostando. O tempero é um pouco diferente, os doces parecem não serem tão doces, e alguns alimentos quentes e salgados, parecem ficar mais adocicados. Incomoda um pouco, mas dá para comer sem problemas.

Hoje começo a trabalhar, isso se não estiver nevando muito, por que como Nagoya é uma cidade que não neva muito, eles não estão muito preparados para grandes nevascas. Pára tudo quando neva muito, os táxis não andam na rua, não dá para andar de bicicleta por que escorrega, e os carros também não circulam, por isso os serviços de delivery acabam não funcionando também. Aliás descobri que aqui você pode pedir pizza por telefone também...

2 comments:

Anonymous said...

Eu diria que a exceção-mor de Flash no Japão é o Yugo Nakamura (Yugop). Acho que o único cara que vem inovando desde o início (Flash 4..) até hoje com a mesma força e criatividade.

cezinha said...

Concordo zeh. Tem algumas exceções por aqui.. Tem uma agência em Tokyo, a artless. Parece que produzem coisas legais por lá também.